"Surfar é uma arte e há muitas linhas diferentes para desenhar em uma onda" Kelly Slater







quarta-feira, 14 de julho de 2010

Skateistan - Uma lição de solidariedade.


Ontem de tarde tive a noção do que é tentar mudar um pouco o mundo através do esporte. É impressionante como existem pessoas nesse mundo com tanto carinho por seu esporte predileto e com tanto carinho pela humanidade independente de credos e culturas.


Assistindo um programa (de extrema inteligência) no canal Multishow, intitulado de “Não conta lá em casa”, sobre um grupo de jovens que vão visitar os países que ninguém iria, como Iraque, Coréia do Norte, Afeganistão, entre outros.


Ontem o programa mostrava a chegada desse grupo de jovens a Kabul, capital do Afeganistão, e o que se via era um aeroporto extremamente militarizado, com aviões e helicópteros militares por todos os lados.


A recepção é feita por um skatista, (do qual é o tema real deste texto) chamado Oliver Percovich, idealizador de um projeto impressionante.


Oliver resolveu ir para o Afeganistão e implantou um projeto de Skate para crianças afegãs, segundo Oliver, a maior parte da população do Afeganistão são crianças, cerca de 60%. Assim, estas crianças estão envolvidas em um país cheio de problemas, cheio de corrupção e violência.


Pode-se perceber que hoje as coisas andam um pouco melhor por lá, mas a pouco tempo atrás ouve uma grande revolta popular durante as eleições a um novo presidente, e de forma meio estranha vence o candidato apoiado pelos EUA, estranho? Será? Dessa forma, a população vive em um estado de desunião brutal, onde a confiança é rara e escassa, em qualquer situação.


O Projeto tornou-se um grande sucesso e acabou mobilizando muitas empresas, tanto do esporte como outras não relacionadas ao skate, sendo assim, mais de 15 empresas patrocinam o projeto insano de Oliver.


Com isso, o projeto conseguiu criar um skate park (pista de skate) enorme e de uma estrutura de invejar-se, dentro do centro olímpico de Kabul, inacreditável é ver tamanha a felicidade da garotada em andar de skate, e se você acha que eles mandam mal, esta enganado.


Até as garotas andam, detalhe, até as garotas, por que lá diferente da cultura ocidental (que ainda tem pré-conceitos, infelizmente) as mulheres lá são separadas dos homens, estudam separadas, vivem separadas, e possuem as mais diversas restrições, porém, o skate não foi uma delas.


Oliver conta no programa, que apesar delas treinarem sozinhas, separadas dos meninos (por pedido próprio das meninas, por se sentirem mais a vontade) elas disputam os campeonatos internos de igual para igual, enchendo o professor idealizador de orgulho.


A verdade que o projeto intitulado de Skateistan, é uma mostra de quanto o esporte pode afetar positivamente a vida de muitas crianças, a realidade lá é pesada, é difícil, onde a possibilidade de um desvio a violência é muito fácil, além da fome, e outras tantas coisas, afinal o Afeganistão sofre a muito tempo por guerras, para quem não sabe, antes da invasão americana a quase 10 anos, o Afeganistão lutou muito tempo contra a União Soviética (patrocinada curiosamente pelos americanos para vencer o exercito vermelho), assim, vocês podem imaginar o estado do país.


Sinceramente fico impressionado com a capacidade de muitas pessoas nesse mundo possuem em ajudar o próximo, e nesse caso, nem o próximo, por que foram ajudar de alguma forma pessoas das quais nunca tinha tido contato.


Isso acaba por nós fazer pensar no que fazemos para ajudar o próximo, o que fazemos para melhorar o mundo, será que realmente fazemos algo, ou apenas nos enganamos a cada dia pensando que sim?


Acho que vale a pena pensar nisso um pouco, quem sabe, alguém próximo ou distante de você não esta aguardando uma ajuda sua... Quem sabe...


Ps: Galera não se esqueçam de dar aquela olhada em seus armários, afinal ta frio pra caramba, e um agasalho sem uso pode salvar vidas, doe um agasalho, é facil, qualquer mercado ou shopping possui os pontos de coleta, ou então, leve até uma instituição de sua confiança, ajude alguém a passar o inverno mais quentinho...







Links para quem quiser saber mais:

www.multishow.globo.com/Nao-Conta-La-em-Casa
www.skateistan.org

2 comentários:

  1. belo texto, parabéns!. Realmente faz pensar e rever prioridades

    ResponderExcluir
  2. bela história, cara, ainda bem que ainda existem idealistas como esses, tentando reconstruir um pouco um país que os talebans e governo americano destruíram. abraço, cara
    ps - dica: entre em sites que gosta, comente a notícia dos caras e deixe o link do seu blog, esse é um jeito de divulgar mais. e tenta isso em algum site argentino, porque os hermanos são loucos por belas histórias.

    ResponderExcluir