"Surfar é uma arte e há muitas linhas diferentes para desenhar em uma onda" Kelly Slater







segunda-feira, 5 de julho de 2010

Paraty – Parte 1.



Nunca tinha pisado em uma cidade com tanta história, a verdade é que me apaixonei pela pequena Paraty.


A viagem é longa, mas passou rápida, principalmente pelo visual deslumbrante da estrada Rio-Santos, que a partir de Ubatuba é um show de montanhas, praias, desfiladeiros, coisa divina.


A chegada a Paraty foi meia desesperada, chegamos na sexta feira as 11 e meia da manha, para os menos avisados, o Brasil estava em campo contra a Holanda e vencia o jogo por 1x0, chegamos já felizes, curtindo a galera em uma praça vendo o jogo na frente de um barzinho, vendo é figura de linguagem por que estávamos longe da TV de 20 e poucas polegadas.


Estava tudo perfeito, cerveja gelada, e Brasil vencendo. Mas o segundo tempo veio, e a virada também, 2x1, tristeza e raiva momentânea, a vida segue, e para nós seguia em um paraíso histórico.


O dia seguinte seria o dia mais mágico, mas antes, a janta em Paraty. Paraty de noite talvez seja ainda mais bonita que de dia, suas ruas ficam escuras, apenas iluminadas pelos lampiões que em algum dia eram de vela e fogo, hoje, a luz elétrica simplificou um pouco.


Após caminhar pelas difíceis ruas de Paraty, por que são todas de pedras, encontramos um restaurante chamado Santa Trindade, um lugar apaixonante, simplesmente mágico, com um atendimento de primeiríssima realizado pelo nosso amigo local Wagner. A culinária é perfeita, a carta de vinhos também. Espetacular.


Bom o dia seguinte veio, e com certeza esse sábado dia 03 de julho não sairia mais de minha cabeça.


O itinerário seria conhecer algumas praias de Trindade, porém, não fazia idéia o que vinha pela frente. Trindade é super perto de Paraty, são 23 km de estrada pela Rio-Santos e mais uns 8 km pela serrinha “deus me livre” que da direto na praia do Cepilho.


A chegada na praia do Cepilho é simplesmente mágica, me flagrei pulando na van de tanto tesão do que via, altas ondas, um visual incrível, mas não, não surfei nesse pico mágico, e por mais que tenha ficado sofrendo por alguns minutos, logo percebi que não seria necessário ou que realmente iria me fazer falta.


Subimos em pedras, tiramos fotos nas alturas, rimos, brincamos, até que seguimos para a Praia do Meio, outra praia maravilhosa de trindade, onde subimos em mais pedras, e curtimos as ondas explodindo no costão, a vista do pé da montanha, que é uma formação na montanha que tem cinco pedras, que formam certinho os dedos do pé esquerdo, impressionante.


Próxima parada, piscina natural do Cachadaço. A praia do Cachadaço é uma praia histórica, que antigamente, quando Paraty era a porta de saída de todo o ouro extraído de Minas e do Rio, era um refúgio de piratas franceses e espanhóis. O nome Cachadaço vem de encontro com a idéia de uma caixa de aço, ilusão a proteção que os Piratas sentiam.


Diz a lenda que há em Trindade um tesouro perdido de uma antiga esquadra de Piratas, que usavam a praia do Cachadaço como esconderijo, porém ninguém ainda encontrou, ou se encontrou ninguém falou nada.


Depois de uns 30 minutos de trilha, muito bem aberta por sinal, com apoios e degraus para facilitar o acesso, chegamos a piscina natural do Cachadaço, onde pude nadar com um cardume de peixes lindos que simplesmente pareciam não se importar com a minha presença.


Após dessa aventura, um file de peixe (não me lembro o nome, infelizmente, mas era um peixe local) com legumes, Skol e aquela paz no espírito de ter estado em um lugar com tanta história e tão lindo.


O retorno foi meio penoso, afinal, a vontade de continuar por dias lá era enorme.


Mas ainda tínhamos sábado a noite, e domingo...


Fica para uma outra história... aguardem...


PS. Nota triste, a goleada sofrida pela Argentina para a Alemanha, injusto!!!

2 comentários:

  1. Essa viagem vai ficar para sempre marcada!!! Foi a melhor de todas, em todos os sentidos....
    Te Amo!!!
    Mary

    ResponderExcluir
  2. poxa... nem um comentariozinho do "ponto alto"? rsrrs.. quanta discrição.. hehehe

    ResponderExcluir