"Surfar é uma arte e há muitas linhas diferentes para desenhar em uma onda" Kelly Slater







terça-feira, 24 de agosto de 2010

O Absurdo da Política Brasileira.

Não sei quanto a vocês mas não consigo ver a menor graça nas campanhas de nossos candidatos ao governo.

Caras como o Tiririca e seu slogan de campanha “com o Tiririca, pior não fica” não me causa graça, me causa desespero. É o retrato de como a política nesse país não é sério, e de qualquer um pode se candidatar a qualquer cargo público.

Segundo as estatísticas das eleições 2010, que pode ser vista no site do jornal “O globo” (http://oglobo.globo.com/blogs/javoto/posts/2010/07/27/estatisticas-eleicoes-2010-grau-de-instrucao-dos-candidatos-311479.asp) temos:

“Apenas cinco candidatos declararam-se analfabetos, e 114 inseriram-se na categoria “lê e escreve” (0,6% do total). Em torno de 10% dos políticos parou no ensino fundamental completo ou incompleto, e outros 28% chegaram ao ensino médio, mas não fizeram nenhum curso superior. Por fim, 10,7% das pessoas que tentarão a eleição em outubro protocolaram que possuíam educação universitária incompleta”.

Ao ler esse tipo de notícia me embrulha o estomago, como um cara que não sabe ler e escrever direito pode trabalhar como deputado federal, por exemplo, que tipo de leis ele poderá discutir, como ele poderá interpretar algo, por que a idéia no Brasil de alfabetizado é do cara saber escrever seu nome e de poder ler-lo, não de ter senso crítico e poder interpretar textos.

Então meu caro Tiririca, com você lá, piora sim, e muito, assim como tantos outros candidatos que estão embarcando nessa de ser político para ver se conseguem ter uma aposentadoria mais farta, ou você realmente acredita que sairá algo bom de um Tiririca, um Netinho (para senador), da Mulher Melão, do Reginaldo Rossi.

Antigamente o principio de que qualquer cidadão poderia representar a população em um governo democrático era perfeito, mas hoje em dia não vejo como a democracia possa ser conduzida dessa forma. Não é qualquer um que pode resolver virar político do nada.

Acredito que deviam ser feitas leis das quais restringissem a candidatura desses caras, afinal, já basta ter que aturar-los no dia-a-dia. Acredito em 2 coisas: ou o fulano tem envolvimento com a Política a muito tempo, ou então que esse no mínimo tenha nível superior completo com algo relativo a política, seja economia, ciências sociais, administração. Sei lá, o que não pode é esse monte de palhaços se candidatando, e o pior é que um monte de gente vai votar nos caras, e eles vão entrar e vão rir de nossas caras de palhaço enquanto enchem o bolso.

Enquanto isso, o povo se diverte com o Tiririca e sua campanha, mas depois... Ai veremos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário