"Surfar é uma arte e há muitas linhas diferentes para desenhar em uma onda" Kelly Slater







quinta-feira, 8 de abril de 2010

Lee-ann Curren lutando pelo Titanzinho...


Esse é um techo do futuro filme produzido pela filha de Tom Currem, um dos maiores surfistas de todos os tempos. Lee-ann Curren é namorada de um surfista nascido na favela do Titanzinho, Ceara, André Silva.

A um tempo atrás saiu divulgado no site Waves, na Espn, e outras mídias, uma informação sobre um futuro projeto que já esta em fase final de aprovação, que resumidamente envolve a "destruição" da praia do Titanzinho e a comunidade, para a construção de um mega estaleiro, este afetaria a geografia da praia (contrução de quebra mares entre outras coisas) e acabaria com um dos maiores berços do surfe brasileiro.

Não sei realmente o que é melhor para o local, já que esta favela tem um índice altíssimo de violência e tráfico de drogas, mas sempre que o ser humano envolve a "destruição" de algo natural para a geração de dinheiro me aperta o coração.

Lógico que mais informações devem ser buscadas sobre o assunto, mas me lembro bem de ver imagens desse projeto e realmente a beleza natural do lugar iria para o espaço, dando lugar a mais uma grandiosa obra humana.

Talvez fosse melhor procurar uma solução em termos de urbanização do lugar, promover a melhora da qualidade de vida daquelas pessoas, e não destruir tudo para construi navios, não em uma praia tão bonita como esta. As questões de surfe acho que não são o principal foco, e sim as pessoas que ali vivem e a natureza.

Mas quem somos nós, afinal, nesse país esta mais que provado que movimentações populares só resultam em uma única e exclusiva coisa, borrachada da polícia por ordem dos poderosos de colarinho branco.

Mas quem sabe, através de uma movimentação grande, envolvendo filmes como esse, possam dar força a voz do povo e poupar mais uma dádiva da natureza de transformar-se em uma construção fria e "humana". Acho que vale a pena esperar pelo documentário da herdeira Currem, só espero que não demore demais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário