"Surfar é uma arte e há muitas linhas diferentes para desenhar em uma onda" Kelly Slater







quinta-feira, 14 de abril de 2011

A arte de educar.


Nunca em minha vida havia pensado em ser professor. Quando menino queria ser bombeiro ou astronauta – provavelmente – como quase todo menino de 5 a 10 anos. Depois, por toda a minha adolescência sonhei em ser um campeão. Era o que mais me motivava até entrar em minha “sala de aula”, a quadra!

Ser um educador é algo que nunca tinha pensado.

De repente a vontade de ser um grande atleta se transferiu, pela lógica, em ser um treinador do mesmo esporte. Mas a vida foi me conduzindo por outro caminho, até que hoje não tenho outro sonho, ou melhor, vivo um sonho do qual nunca havia sonhado, me tornei um jovem professor.

Ser um educador é algo especial, é aquele individuo que pode, ou melhor, possui o poder de ajudar uma quantidade de outros indivíduos a serem melhores seres humanos. Pode-se mostrar a seus alunos o que é o amor, a amizade, a justiça, a responsabilidade e ainda, pode ajudar-los a pensar e sonhar.

Sempre lembramos com orgulho de algum (e se possível de alguns) professor que nos marcaram, que nos disseram alguma coisa, ou que nos complicaram a vida de tal forma que naquele momento ficamos até cegos de tanta bronca, mas depois, vemos o quanto foram importantes para nosso crescimento.

Existem tantos professores que me marcaram, professores que me ensinaram a pensar de forma crítica e a não acreditar em tudo que era dito; existiram professores que me ensinaram a transcender pensamentos e fundi-los em palavras em uma página pautada de caderno; existiram professores que me fizeram suar e queimar todos os neurônios, para mostrar que, a vida não é tão fácil e muito menos tão exata quanto a matemática ou a física.

Hoje tento colocar um pouco de cada professor que tive dentro de mim para tentar ajudar meus alunos a crescerem, a absorverem valores que não são ensinados na faculdade, nem em livros ou normas educacionais.

Trabalhar com crianças, desde as fraldas até seus 10 anos, me mostra o quanto podemos fazer para ajudar a esse mundo ser melhor, ser mais belo, ser mais romântico.

Poder todos os dias chegar mesmo que exausto ao portão da escola, e assim que ele fica para trás, ver os sorrisos daqueles que te esperaram a manhã toda para sua aula, vale muito, vale mais que qualquer salário, estresse ou problema.

Poder sonhar junto com essas crianças, dividir seus anseios, seus medos e auxiliar-los com isso, é maravilhoso. Poder tornar-los mais humanos, algo que deveria ser tão natural, mas que nos dias de hoje podemos perceber que não é bem assim. Humanizar nossas crianças é um trabalho árduo, fazer-los entender que é mais fácil amar um amigo (a) do que maltratá-lo ou ridicularizá-lo.

Sou professor de educação física, trabalho com futsal e natação, assim como aulas de educação física e construção de jogos e neles meu principal objetivo não é que sejam craques da bola, ou futuros “Cesar’s Cielos”, meu principal objetivo é que saibam amar, saibam sonhar, saibam criar amigos e viver uma vida saudável, uma vida FELIZ!

Hoje sou professor e me orgulho tanto disso, tenho tanto prazer em dizer que minha profissão baseia-se em ensinar.

ENSINAR!

Queria agradecer a todos os professores que tive, aqueles que amei e até mesmo aqueles que não me dei bem, por que com todos eles aprendi. Foi com todos eles que cheguei aonde cheguei, somando ainda com os maiores “professores” que tive, meus pais.

Muito obrigado, e que nunca desistam de um aluno e principalmente, nunca desistam da arte de educar, afinal, o mundo depende de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário