"Surfar é uma arte e há muitas linhas diferentes para desenhar em uma onda" Kelly Slater







segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Brasil X Itália. Deu Itália de novo!

Está decidido, o Circuito Mundial de Surfe, o “World Tour” tem seu novo campeão. Não é uma nova figura e sim um campeão mundial que levou o caneco. Mick Fanning ganhou na última etapa (que ainda esta acontecendo no Havaí) seu bi-campeonato.

A disputa estava entre ele e seu amigo de infância, Joel Parkinson, que precisava apenas de um resultado melhor que seu amigo e adversário para se sagrar campeão pela primeira vez e realizar uma justiça a seu espetacular surfe, mas mais uma vez não aconteceu e Parko continua sendo uma promessa que não se tornou realidade.

Li esses dias em uma revista especializada em surfe uma analogia perfeita sobre os 2. O Cronista comparou-os com as seleções de futebol da copa de 82, e vi que é perfeita a comparação.

Para o cronista Fanning era a terrível e disciplinada seleção Italiana e Parko era o Brasil, que jogava maravilhosamente.

Fanning sempre foi um dos melhores competidores do Tour, com manobras incríveis, velozes e dono de um preparo físico inigualável, o australiano sempre colocou pressão em seus adversários que sabem de sua capacidade. Itália!

Parko, já possui um estilo único, solto, relaxado, que fazendo curvas e rasgadas que as ondas pedem, e as realiza com exatidão de um solista em uma sinfônica. Muitas vezes criticado por “especialistas” que não é tão radical e por isso as vezes não passa as baterias, mas em minha humilde opinião Parko é um dos caras mais radicais simplesmente por não o ser o tempo todo. Não entenderam? Bom, ele é um dos caras mais radicais simplesmente por não ser insano por resultados e apenas por curtir o que as ondas lhe proporcionam (dentro dos limites de qualquer atleta competitivo).

O triste é ver que mais uma vez o belo surfe perdeu para o surfe mecânico e ultra-eficiente, sendo que o surfe não é só isso, o surfe ainda é beleza, coisa que parece ser menos julgada ultimamente.

Mas tudo bem, sem alardes, o título esta em boas mãos, acho que todos que curtem assistir os campeonatos de surfe sempre vibram e aguardam as batérias de Mick Fanning, sabendo que vem um show de velocidade e força. Valeu o Bi-campeonato.

Ainda essa semana esta rolando a última etapa, o Super Ball do surfe, em Banzai Pipeline, no Havaí, já esta na fase final, devendo acabar entre hoje ou amanha, dependendo apenas da organização colocar as batérias na água.

Nesses últimos 3 dias, Pipe, deu ondas incríveis sempre na casa dos 8 pés nas séries, que rendeu um monte de notas 10 perfeitas, rendeu um show animal do alien careca Kelly Slater, que mais uma vez abusou da ousadia a entrar na água com uma prancha super pequena (5’11 – 5 pés e 11 polegadas!) e com 4 quilhas. Inovador ou maluco? Acho que maluco, por que ninguém copia o cara, todos os outros mortais continuam com suas big pranchas.

Bom, deixo postado um vídeo dos melhores momentos do 5 dia de competição com ondas que passaram os 2.5 metros, e um link para aqueles que quiserem se plugar para assistir as melhores ondas do mundo na sua fase final, as transmissões tem começado a partir das 16 horas locais. Abraços e boas ondas!!!






PS: De olho no horizonte, previsão de 2 a 3 metros na nossa costa, altas ondas, alto surfe, mas tome cuidado, por que o mar vai estar bravo... juízo e divirtam-se botando para baixo nessas morras incríveis!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário